A hidratação é algo tão simples e necessário para a beleza e saúde da pele, mas que ainda fica no segundo plano de muitas mulheres. Uma hidratação corporal perfeita ajuda a prevenir problemas, como estrias, envelhecimento precoce, celulite e até mesmo gordura localizada, dependendo do contexto da pele. Veja como é fácil hidratar e nutrir o corpo durante todo o ano – principalmente no próximo inverno.
Não importa a idade, a hidratação corporal é algo que deve ser feita em todas as fases da vida. Ela é responsável pela prevenção do envelhecimento precoce, flacidez e celulite, estrias, contribui para a eliminação das toxinas e inchaços, além de deixar a pele luminosa e radiante. As celebridades que o diga: não há nada mais lindo do que uma mulher com a pele hidratada e luminosa em um belo vestido.
O mercado evoluiu muito nos últimos tempos, oferecendo hidratantes corporais para todos os tipos de peles, idades e objetivos: há produtos para a hidratação corporal para peles idosas e para bebês, produtos oil free para adolescentes e pessoas com peles mais oleosas, com FPS para se prevenir dos danos solares, produtos que imitam bronzeado e meia de seda, para dar a impressão de lustrosidade, com ativos específicos (como a manteiga de karité) para combater o ressecamento intenso, e muito mais.
Mas alguns procedimentos, além do produto certo, também são necessários. Confira agora 6 dicas para a hidratação corporal perfeita!
1) Atenção redobrada ao sol
Não é só a face que sofre com as agressões do sol – o corpo, principalmente mãos, pés e braços – podem envelhecer mais rápido quando não há a hidratação corporal perfeita. O próprio bronzeamento ao sol é uma agressão à pele e deve ser feito com cuidado. É importante que a pessoa se exponha pelo menos de 5 a 15 minutos diariamente para obter a inserção da vitamina D ao corpo, mas fora este período, o FPS é fundamental.
2) Escolha o produto certo para a sua hidratação corporal
Cada pele se adapta a determinado tipo de produto – e isso deve ser considerado na sua hidratação corporal – seja em uma clínica ou no uso diário. Há uma diversidade de produtos hidratantes bem grande no mercado – espumas corporais, óleos, sabonetes hidratantes, cremes, balms, séruns, etc.
Para as peles mais secas, os óleos e cremes específicos são os mais indicados. Para a pele mais oleosa ou mista, os produtos em creme oil free e os géis podem ser uma boa opção. O dermatologista poderá indicar a melhor opção para peles com danos ou muito sensíveis.
3) Beba água
É preciso hidratar o corpo por dentro e por fora. Forneça ao seu corpo de 2 a 3 litros de água por dia. A água hidrata os órgãos, ajuda a eliminar as toxinas e contribui para o bom funcionamento do seu aparelho digestivo – e tudo isso se reflete na beleza externa da pele.
4) Tratamentos integrados
A hidratação corporal deve ser feita diariamente. Mas é importante fazer uma hidratação mais específica com um profissional especializado, para otimizar ainda mais a saúde de sua pele. A esfoliação a cada 7 dias, por exemplo, ajuda a remover as células mortas e a otimizar a hidratação da pele.
As massagens, por exemplo, a drenagem linfática e a massagem modeladora, além de ajudar na hidratação corporal, auxiliam na melhorar o fluxo linfático e redução da massa corpórea. A corrente russa (que promove a estimulação muscular) e o ultrassom (que melhora a circulação local por aquecimento ou pelo atrito de ondas ultrassonoras), por exemplo, são oferecidos em cínicas de todo o Brasil e ajudam na hidratação corporal de forma complementar.
5) Alimentação adequada
Há nutrientes e vitaminas importantes para a saúde da pele que são encontradas apenas na alimentação adequada. A alimentação, inclusive, tem relação direta com a hidratação corporal, interna e externamente. Basta comer alimentos mais saudáveis ou orgânicos para perceber a pele mais hidratada, o cabelo e as unhas mais fortes.
6) Sono reparador
Pessoas que negligenciam o sono em geral possuem a pele mais áspera e menos homogênea. Descanse pelo menos 8 horas diariamente e sem interrupções – com pouca luz, com a temperatura correta e sem barulho.
Imagens: Pinterest.
Gostou do artigo? Qual a sua dica para a hidratação corporal e saúde da pele? Qual o seu hidratante preferido? Compartilhe conosco!